Existe horário ideal para o bebê dormir?

Existe horário ideal para o bebê dormir?

Todo lar tem sua rotina: horário ideal para o bebê dormir, preparar as refeições, limpar a casa, assistir TV, e trabalhar. Mas, com a chegada de um novo membro na família, a dinâmica tende a mudar drasticamente. Os cuidados com um recém-nascido demandam muito do nosso tempo, disposição e saúde mental, por isso pode levar um tempo para equilibrar as necessidades do bebê com o funcionamento do lar. Uma das chaves indispensáveis para conseguir cuidar da saúde do bebê e da própria saúde é estabelecer um horário para que o pequeno durma.

Horário ideal para o bebê dormir: De quanto sono meu filho precisa?  

Quando a criança entra em cena na nossa vida, várias coisas nos assustam no começo e não sabemos como construir uma rotina saudável para o funcionamento do lar. No período de recém nascido, as mamadas noturnas são mais frequentes. Assim, dentre as muitas dúvidas que podem surgir sobre o sono do pequeno, uma delas é se existe um horário ideal para o bebê dormir

Pesquisas científicas apontam que crianças de 3 meses precisam dormir entre 14 e 17 horas por dia. Com seu crescimento, as horas de sono por dia vão diminuindo cada vez mais. Assim, bebês de até 1 ano e 5 meses, por exemplo, vão precisar de ainda 11 a 14 horas de sono por dia. O normal é que uma boa desse sono sejam cochilos ao decorrer do dia, mas a parte majoritária trata-se do período de sono durante a noite.  

Horário ideal para o bebê dormir: Por que a hora de dormir é importante?  

Se uma criança se acostumar a deitar-se mais tarde e, consequentemente, dormir até mais tarde, é possível que surjam vários problemas ao longo dos dias que vão dificultar o sono durante a noite e a realização de uma rotina saudável. Assim como é comum que as crianças acordem cedo sozinhas, elas também tendem a ficar mais sonolentas por volta das 19h/20h. Por isso, é bom aproveitar este momento de sono para conduzi-las para cama, pois será mais fácil para elas irem dormir e ter horas de sono saudáveis durante a noite.

O momento de sono (a janela sonolenta) é muito importante! Nossos bebês e crianças pequenas circulam entre REM (movimento rápido dos olhos) e NREM (movimento não rápido dos olhos), este último trata-se de um estágio de sono restaurador, enquanto o REM é mais ativo e responsável, por exemplo, por sonhos e pesadelos. Nós, adultos, nem sempre sabemos que durante a noite podemos estar despertos levemente em alguns momentos durante a noite de sono, mas isso acontece também com bebês e crianças pequenas, com a diferença que leva um tempo até elas aprenderem a voltar a dormir tranquilas, sem chorar ou chamar pelos pais.

Nesse sentido, é indispensável pontuar que uma criança sonolenta e cansada que fica acordada além da janela natural do sono/da hora de dormir terá mais dificuldade para se acalmar sozinha ao acordar durante a noite. Já uma criança que consegue adormecer sozinha na hora de dormir também é capaz de se acalmar durante a noite sem chorar pelos pais.  

Crianças precisam de rotina para prosperar! A rotina é responsável por garantir que a criança se sinta segura, já que existe um conforto na previsibilidade. Então, quando a hora de se deitar para dormir é a mesma hora todas as noites, os bebês e crianças já sabem o que está por vir: banho, jantar, higiene bucal, uma história para dormir, um abraço e um beijo de boa noite são formas bastante comuns de garantir um ambiente aconchegante antes de dormir. Se o momento para dormir for tarde, essas etapas podem ser feitas sem o devido tempo ou paciência, resultando numa janela sonolenta esquecida e uma criança que pode não estar pronta para dormir.  

Por que dormir cedo é melhor?

Colocar as crianças para dormir cedo beneficia toda a família! Definir um horário adequado para garantir a qualidade do sono e o desenvolvimento dos pequenos, ajudando no planejamento da rotina saudável das crianças. Assim, você acerta a janela sonolenta e tem mais tempo para você também. Com uma rotina definida, seu filho vai resistir menos, acordar com menos frequência durante a noite e ficar mais tranquilo durante o dia. 

Dormir cedo também ajuda no desenvolvimento saudável das crianças através de benefícios como:

  • Aumento da liberação do hormônio do crescimento;
  • Melhora da capacidade de aprendizagem;
  • Prevenção de doenças;
  • Qualidade de sono para toda a família.

A MiniDini conta com diversos produtos para facilitar ainda mais a Hora do Sono, confira no nosso site: VazaDini (bermuda anti vazamento), BlecauDini (blackout de janela portátil), SonhaDini (protetor de colchão impermeável), NanaDini (almofada de pescoço para viagem e passeios longos), CobreDini (prendedor para cobertas e lençóis). 

Gostou desse conteúdo? Deixe seu feedbak para as mamães inventoras, Graci e Fê!

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.